Memórias: HD, RAM, ROM e Cache - INFORMÁTICA CARUARU
segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

04:15





Quando vamos comprar um computador, um dos primeiros itens que perguntamos é sobre a memória RAM e o HD. Sabemos que quanto mais, melhor. Mas não são apenas esses tipos de memória que nosso computador possui, na realidade são 4 memórias importantes que devemos prestar atenção. E afinal de contas, para que servem e quais são cada tipo de memória? Abaixo segue um resumo das quatro: Memória RAM, HD, Memória ROM e Memória Cache
HD (Hard Disk): conhecido como memória rígida, o HD é onde ficam armazenados todos os arquivos e programas que rodam em seu computador. Vamos a um exemplo: você está digitando um texto no Word, depois que você conclui o texto e clica em ‘salvar’, você está solicitando que o sistema operacional grave no HD este arquivo. Depois quando você quiser acessar novamente o arquivo, o sistema operacional vai em busca do que você guardou. Quando você desliga o computador, os arquivos continuam armazenados. O HD geralmente tem alta capacidade de armazenamento, atualmente os computadores pessoais giram na casa de 500 gigabyte e 1 terabyte.
Memória RAM (Random Acess Memory): a memória de aceso aleatório, é diferente do HD, a memória RAM perde os dados que estão sendo processados quando o computador é desligado, por isso que é chamado de memória volátil. Vamos ao exemplo: você está digitando o seu trabalho no Word, enquanto você digita o trabalho, o arquivo está na memória RAM. Se o computador desligar e você não tiver salvo o arquivo, você irá perdê-lo, pois quando desligou o computador, a memória zerou. A memória RAM possui uma capacidade de armazenamento menor do que os HD’s, porém a velocidade é muito maior. Atualmente os computadores pessoais trabalham com memórias RAM na casa de 2 a 4 gigabyte.
Memória ROM (Read Only Memory): é a memória que apenas faz leituras. As memórias ROM tem diversos tipos, mas isso não é assunto para agora. Quando um dado é gravado na memória ROM, o dado não pode ser alterado. Geralmente são impressos em placa mesmo, o que impossibilita a reprogramação dos dados. Vamos ao exemplo: quando você inicia o seu computador, aparece uma tela preta. Independente de quantas vezes você manda formatar o seu computador, aquela tela sempre permanecerá a mesma, porque ela não pode ser modificada. Se alguém conseguir ‘modificar’ essa memória, o seu computador não funciona.
Memória Cache: a memória cache é a memória que está embutida dentro do processador. Essa memória guarda as instruções mais utilizadas pelo computador para que ele faça o processamento mais rápido. Vamos a um exemplo: você está efetuando uma conta complexa de matemática. Na parte dessa operação que tem multiplicações simples, por exemplo 4×5, 3×2 e 5×10, você sabe o resultado, por que é um cálculo que você faz com uma certa frequência. Ele sozinho não dá o resultado da conta, mas como você já sabia de imediato a resposta, fez com que a conta se tornasse mais rápida.

0 comentários :

Postar um comentário

Total de visualizações de página